A Universidade Pedagógica de Maputo assumiu, de forma inequívoca, o princípio de que a qualidade e a sua garantia constituem têm a essência para o seu funcionamento e desenvolvimento a nível nacional e internacional.
Esse princípio encontra-se, devidamente, consagrado estatutariamente no compromisso de a Universidade desenvolver as suas actividades, nomeadamente de, ensino, pesquisa e extensão impregnadas por uma cultura e política de qualidade, fundada na responsabilidade, na eficácia de acção e na prevalência do interesse geral.
Para a prossecução desse propósito, a UP-Maputo, por meio do Gabinete de Autoavaliação e Qualidade – GAQ, definiu um conjunto de estratégias institucionais para a qualidade, explicitamente expressas em diversos dispositivos legais do Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior – CNAQ e, consubstanciadas num sistema interno de garantia da qualidade.
O Sistema Interno da Garantia da Qualidade na UP-Maputo está assente num documento estruturante, designado Manual de Procedimentos de Gestão da Qualidade que, de forma geral, orienta o levantamento, organização e documentação de evidências que provam o desempenho dos indicadores, padrões e critérios de verificação definidos para a garantia da qualidade em Instituições do Ensino Superior (IES).
Assim, o Manual de Procedimentos de Gestão da Qualidade, sob auspício do GAQ em coordenação com os Departamentos de Autoavaliação nas Faculdades, orienta o levantamento e documentação de dados e informações (evidências) em todas Unidades Orgânicas que respondam a uma série de nove indicadores do principal instrumento de medida.
O Instrumento procura medir os desempenho de:
(1) Dimensão 1: Missão e Política Institucional
(2) Organização e Gestão dos Mecanismos de Garantia de Qualidade
(3) Currículo
(4) Corpo Docente
(5) Corpo Discente
(6) Pesquisa e Extensão
(7) Infraestruturas
(8) Corpo Técnico Administrativo
(9) Internacionalização